Notícias

Quem é o pastor que substituiu Sérgio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública?

Pr. André Luiz Mendonça, novo ministro de Bolsonaro


 Por Eudes Santiago 

Após a polêmica saída do ex-juiz Sérgio Moro do Governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou o pastor André Luíz Mendonça para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil.

Funcionário de carreira da advocacia da União e escolhido para ser advogado-geral da União ainda na transição do governo Bolsonaro, Pr. André seria a pessoa a quem o presidente se referia quando disse que indicaria para ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – alguém terrivelmente evangélico. "Quantos tentam nos deixar de lado nos dizendo que o estado é laico? O estado é laico, mas nós somos cristãos. Por isso meu compromisso: poderei indicar dois ministros para o Supremo Tribunal Federal. Um deles será terrivelmente evangélico", declarou o presidente em 2019.

"Eu sou evangélico desde a infância, me considero com a minha fé muito bem estruturada, minha crença em Jesus Cristo, como aquele que morreu por mim", declarou em uma entrevista o pastor presbiteriano e agora ministro.

LEIA TAMBÉM EM O ESTADO PB:

Pr. André Mendonça é teólogo, pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade e doutor em estado de direito e governança global e pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e professor visitante em Salamanca e na Fundação Getúlio Vargas.

A nomeação do pastor presbiteriano pode diminuir a tensão entre o Executivo e o STF. Ele tem “portas abertas” com Dias Tóffoli, presidente da instituição. Quando advogado-geral da União, Tóffoli nomeou André para diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa.




Em 2011, Mendonça venceu o Prêmio Innovare na categoria especial. Ele foi vitorioso por idealizar e coordenar um grupo dedicado à recuperação de ativos desviados em casos de corrupção, que recuperou bilhões de reais aos cofres públicos.



Nenhum comentário