Notícias

Líder do "Centrão" é eleito presidente da Câmara Federal com o apoio de Bolsonaro

 

O deputado federal Arthur Lira, do Progressistas (PP) de Alagoas, foi eleito nesta segunda-feira (1º) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Lira contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua campanha.

O parlamentar é o primeiro novo presidente da Câmara desde 2016, quando Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito após a queda de Eduardo Cunha. Arthur Lira teve como principal adversário o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado por Maia.

Ao todo, oito deputados concorreram ao cargo. Se lançaram como candidatos independentes os deputados André Janones (Avante-MG), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Seriam nove, mas o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) desistiu e anunciou seu apoio a Baleia Rossi.


Perfil

Apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira é o líder do bloco parlamentar que reúne partidos do chamado Centrão. Ele nasceu em Maceió (AL), em junho de 1969. É advogado, agropecuarista e empresário. Está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Alagoas.

Lira já foi deputado estadual, vereador de Maceió e presidente da comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Câmara. Desde 2019 trabalha na liderança do bloco parlamentar conhecido como Centrão.

CNN Brasil

Nenhum comentário