Notícias

Secretários de Conde, Reitor da UFPB e equipe de doutores se reúnem para discutir Termo de Cooperação para educação, agricultura e turismo

 

A administração de Conde e a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reuniram na manhã desta quarta (17) para discutir a criação de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a UFPB para que a universidade possa compartilhar conteúdos científicos importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

Por sugestão do deputado estadual Eduardo Carneiro, com manifesto de apoio do reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, estabeleceu-se três eixos de trabalho inicialmente: agricultura e pesca, educação e turismo. Outros eixos serão discutidos após o avanço dos três primeiros. "O Conde tem carência de muitas soluções que a universidade já dispõe, temos que fazer uma conexão de ideias", afirmou o deputado.

Representando a prefeita Karla Pimentel, que esteve nas reuniões anteriores, o vice-prefeito Dedé Sales comemorou o avanço: "Hoje firmamos uma parceria muito importante para o município. A universidade federal tem tudo que a gente precisa para alavancar nossa cidade. Eles vão desenvolver os projetos e nós buscaremos os recursos necessários para a efetivação."

A equipe da Secretaria de Agropecuária e Pesca compartilhou que deseja a cooperação da UFPB para desenvolver projetos de agro industrialização. A proposta seria construir unidades de beneficiamento para frutas (para fabricação de polpas, por exemplo), pescados, tubérculos e para pães e bolos. Nesse último caso, com derivados do beneficiamento dos tubérculos como inhame e mandioca.




Márcio Simões, secretário do Planejamento, aproveitou para solicitar a contribuição científica da universidade para a montagem de uma usina fotovoltaica (solar) e pontuou que o gasto apenas com iluminação pública em Conde supera a marca de meio milhão de reais. Uma usina na cidade traria uma economia inestimável de recursos públicos. Márcio falou também sobre a necessidade de contenção do avanço das vossorocas nas falésias das praias da Costa do Conde.

O encontro teve a participação do vice-prefeito, Dedé Sales, dos secretários de Educação, Cultura e Esporte, Thalles Medeiros, do Turismo, Marília Melo, da Agropecuária e Pesca, Vinícius Pedroza, do Planejamento, Márcio Simões, de Administração, Rodrigo Trigueiro e do Meio Ambiente, Marcus Júnior. É a terceira reunião entre as instituições.

Na equipe trazida pelo reitor estavam a professora Berla Moraes, da Pró-Reitoria de Extensão; professor Sandro Marden, assessor de Internacionalização; professora Kelly Gomes, da Agência UFPB de Inovação Tecnológica INOVA; professor Zaqueu Ernesto, do Centro de Energías Alternativas e Renováveis; professor Jefferson Cantalice, vice coordenador do curso de Hotelaria; além dos assessores de comunicação Aline Lins e Oriel Farias.

O secretário de Administração informou que as informações serão enviadas à procuradoria de Conde para edição do Termo de Cooperação.

SECOMD

Nenhum comentário