Notícias

Alhandra disponibiliza 80 exames de mamografia gratuitos nesta sexta-feira (09), em Mata Redonda

 

Cerca de 80 exames de mamografia foram disponibilizados nesta sexta-feira (09), na localidade de Mata Redonda, em Alhandra, para mulheres com idades entre 50 e 64 anos. 

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a ação às 8h da manhã e seguirá durante a tarde. Os exames foram realizados em um veículo apropriado, próximo a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), Mata Redonda I, nas pacientes assistidas pelas UBSF em Mata Redonda I e II, e dos Postos de Saúde da Família no Acaís e Nova Alhandra .

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.



A vice-prefeita Zilda Lima, falou da importância do exame de mamografia. “A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Por esse motivo você mulher deve fazer o exame pois ele é preventivo e é muito importante”, afirmou a vice-prefeita Zilda Lima.

Para o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a disponibilização destes exames garante mais acesso, da população, à saúde. “Oferecendo um serviço digno ao nosso povo que merece respeito e qualidade de vida, disponibilizamos esses exames de forma gratuita a população. No mês de março este mesmo serviço foi disponibilizado na cidade de Alhandra e para que toda a população pudesse ser assistida realizamos hoje esta ação”, afirmou Marcelo.

O secretário Municipal de Saúde, Harvey Carvalho, disse que esse exame é o principal meio de prevenção. “A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita em mulheres, na ação de hoje nossas profissionais de saúde, atenderam mulheres com idades entre 50 e 64 anos. E os profissionais de saúde estão seguindo todos os protocolos para a prevenção da Covid-19”, afirmou Harvey.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário