Notícias

Vereador pede construção de escola quilombola, ambulância e conserto das ladeiras de Mituaçú

 

 Por Eudes Santiago 

Josélio Jogador (PROS) levou três Requerimentos para apreciação de seus pares na Câmara Municipal de Conde, todos relacionados a comunidade quilombola de Mituaçú, região que tem sido motivo de parte considerável das demandas do vereador junto a casa e ao Executivo municipal.

Na sessão desta segunda (26) Jogador solicitou uma escola quilombola, o retorno da ambulância e a instalação de manilhas em ladeiras do quilombo que abriga aproximadamente 1000 habitantes.

Para o parlamentar, o prédio da escola da comunidade não é adequada ao número de alunos que abriga. "Esta solicitação tem a intenção de viabilizar a adequação do espaço voltado para as pessoas que se utilizam da educação pública naquela comunidade que há cerca de 2 anos está funcionando em um espaço resumido", disse.


No Requerimento 063/2021 Josélio pede o retorno de uma ambulância a disposição de Mituaçú nos finais de semana e argumenta que "a solicitação tem a intenção de viabilizar um paliativo, uma vez que a comunidade se encontra sem ambulância", e acrescenta que a solicitação "é de extrema urgência, pois a agilidade no transporte de pacientes pode salvar vidas."

Por fim, o vereador chama a atenção para a necessidade da instalação de manilhas nas ladeiras da região. Mituaçú é atendida por ônibus urbanos que ligam a comunidade ao centro da capital. Com o agravamento do estado das estradas, causado pelas chuvas, o ônibus tem deixado de fazer o percurso completo e as pessoas precisam completar o trajeto a pé.

Outro motivo que confirma a urgência da necessidade de reparo das ladeiras é o escoamento da produção agrícola que algumas vezes se utiliza de veículos de grande porte. Jogador observou que "as fortes chuvas causaram muitos transtornos, algumas obstruções e grandes crateras, prejudicando assim o andamento do carro chefe dessa comunidade, que tem como principal fonte de renda a agricultura."




Nenhum comentário