Notícias

Alhandra já imunizou um terço de sua população contra a Covid-19


            

A prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, contabiliza um terço da população vacinável imunizada contra a Covid-19. Estamos na quarta fase da vacinação e nesta terça-feira(13), o município registrou 6.150 pessoas vacinadas.

Dos 6.150 vacinados, 4.689 tomaram a primeira dose, e estão esperando o período para completar a imunização, e 1.461 pessoas tomaram a segunda dose e entre eles estão aquelas pessoas que tomaram a vacina que é dose única.

Quem sentir algum sintoma, como febre acima dos 38ºC, tosse seca e persistente, dificuldade para respirar ou falta de ar, dor de garganta, coriza ou nariz entupido, dor muscular generalizada, cansaço excessivo e perda de gosto e olfato são alguns dos principais sintoma da Covid-19, deve manter o distanciamento, usar máscara e se dirigir a Central Covid para fazer o teste e seguir as orientações médicas.
                                
O teste para detecção da Covid-19, pode ser feito na Central Covid, que fica ao lado do Hospital Municipal em Alhandra, a partir das 8h da manhã de segunda a sexta, nos demais dias são realizados atendimentos de urgência. O teste pode ser feito a partir do quarto dia dos sintomas. O resultado está sendo divulgado em média, com 8 dias após o exame, pois o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB) está com uma alta demanda de amostras recebidas de todo o Estado da Paraíba, e em detrimento desse aumento os resultados estão demorando mais tempo que o usual para serem liberados. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde realizou 6.429 testes para detecção da Covid-19 de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira(12).

A Secretaria de Saúde de Alhandra reforça a importância de manter as condutas de segurança: uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. As pessoas devem evitar aglomerações.

Na atual fase de vacinação, os profissionais de saúde estão imunizando o público com 45 anos ou mais e o agendamento para a vacinação acontece online, no site da prefeitura em https://alhandra.pb.gov.br/vacina.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra
Texto: Wagner Mariano
Foto: Ailton Cunha

Nenhum comentário